FAQ

Qual a frequência de postagem do blogue?
A ideia é que saia um post. sensivelmente, cada 2 a 3 semanas. Mas a complexidade de alguns temas nem sempre ajuda a que tal periodicidade seja cumprida.

Porque é que o blogue esteve praticamente parado em 2013 e com pouca actividade em 2014?
Porque estive envolvido noutros projectos e o tempo não dá para tudo. Durante esse período só funcionou o Penedo d@ Saudade -TERTÚLIA no Facebook. Mas a partir de Janeiro de 2015, o blogue voltou ao seu ritmo normal.

Porque esteve o blogue com tão pouca actividade em 2016 e 2017?
Porque o tempo não chega para tudo e continuo envolvido noutros projectos que têm de ser acabados antes de voltar a dedicar-me com mais frequência ao Penedo d@ Saudade. Parece ser uma resposta "La Paliciana", mas devo-a aos leitores do blogue, que sei que continuam à espera de que ele tenha continuidade.

Posso fazer ao autor do blogue alguma pergunta relacionada com as matérias do blogue?
Claro que sim! Responderei se souber. Envie-me um e-mail para jveloso700@gmail.com ou uma mensagem via facebook para https://www.facebook.com/zeveloso. Ou, ainda, coloque as suas questões no Penedo d@ Saudade -TERTÚLIA, onde outros poderão ajudar a responder.

Porque é que os comentários são moderados?
Porque, sendo eu próprio um moderado, mal me ficaria que fossem publicados comentários imoderados. Até hoje apenas um comentário foi rejeitado; e foi-o porque era totalmente imperceptível. Tem havido comentários muito construtivos e que complementam os posts com informação adicional. Venham mais!

Como fazer se não conseguir enviar um comentário?
Envie-me um e-mail para jveloso700@gmail.com e tentarei resolver o problema. Se necessário, eu próprio poderei colocar o comentário em seu nome.

Escrevi um comentário e ele não aprece publicado. Que fazer?Se o seu comentário não for tornado público em, no máximo, 48 horas, é porque ele não entrou. Se tal acontecer, envie-me um e-mail - jveloso700@gmail.com - e procurarei solucionar o problema.

Para quê uma página "Penedo d@ Saudade" no Facebook?
No blogue a comunicação tende a ser unidireccional, apesar da existência de comentários, já que estes são essencialmente reactivos.
Ao contrário, no Facebook a comunicação é simétrica. Permite-me perceber melhor o que pensam os leitores. Permite-me igualmente recolher informação, suscitar a discussão entre os fãs e ir sabendo o que se passa na Coimbra de hoje, da qual estou fisicamente afastado.
Mas aconselho a que a página do Facebook não seja utilizada para a inserção de comentários de fundo aos posts, dada a volatilidade da informação naquele suporte.

Por que razão é que os posts são tão compridos?
Porque ainda não aprendi a escrevê-los mais curtos. E também porque este blogue se destina a quem, para além de querer saber mais, também tem gosto pela leitura.

O blogue aderiu ao novo acordo ortográfico?
Ando dividido. Não me sinto bem com a nova ortografia e gostaria que o português de Portugal pudesse coexistir com o português de outros países. Mas, por outro lado, quanto mais observo a história mais compreendo que “todo o mundo é composto de mudança”.
Por ora não vou aderir. Quando deixar de haver correctores ortográficos à antiga… logo veremos.

O blogue já ganhou algum prémio?
Sim! ganhou dois:
- Prémio "Blogue revelação de 2010" - atribuído por votação entre os amigos mais chegados e familiares
- Prémio "Vê lá se deixas a internet..." - atribuído pela minha mulher.

O Rolo Duarte - Janela Indiscreta - já deu conta deste blogue?
Não! Anda distraído...