Notícias do blogue




15 de Março de 2015
2014 voltou a ser um ano em que o blogue esteve muito murcho: apenas 5 posts. Talvez 2015 seja o ano do re-arranque definitivo. Nesta data já sairam 3 posts e parece-me possível fazer sair, no mínimo, um post em cada mês. A 31 de Dezembro far-se-á o balanço.

3 de Junho de 2014
Passou a existir mais um separador no blogue - Crónicas livreiras - onde são registados os títulos e sinopses das crónicas sobre livros relacionados com os temas do blogue.

18 de Março de 2014
Depois de mais de um ano de estagnação - nem sempre há tempo para chegar a todo o lado - o Penedo d@ Saudade voltou ao seu ritmo normal: um post em cada duas a três semanas.

15 de Novembro de 2012
Resolvi retirar o sistema de segurança que estava a dificultar / bloquear a entrada de comentário aos posts.
Como era de esperar, os comentários voltaram a aparecer.

11 de Novembro de 2012
O sistema de segurança que filtra a entrada de comentários no blogger/blogspot deve estar com problemas, cuja solução está fora do meu alcance. Se não conseguir colocar o seu comentário no blogue, pode enviar-mo para jveloso700@gmail.com e eu próprio o colocarei em seu nome.

9 de Março de 2012
Depois de um interregno de 3 meses, o Penedo d@ Saudade voltou à sua actividade normal - 2 crónicas por mês - ao publicar o post 10 PONTES TEM COIMBRA!

9 de Fevereiro de 2012
Farto de esperar por uma solução que nos devolvesse a página Penedo d@ Saudade no Facebook, arranquei ontem à noite com uma nova página; Penedo d@ Saudade - TERTÚLIA.
À data do apagão da página anterior íamos com 1113 fãs. Vai dar algum trabalho partir do zero outra vez. Espero que os leitores do blogue adiram à nova página e proponham novos aderentes.  

2 de Fevereiro de 2012
A página do facebook "apagou-se" hoje subitamente. Já coloquei o problema ao helkp desk. Espero que sejam breves.
Hoje só há más notícias. Até pareço o ministro das Finanças!  

2 de Fevereiro de 2012
Motivos de ordem particular não me permitiram escrever qualquer crónica nos últimos 2 meses. Apenas consegui manter activa a página do facebook. Espero voltar durante o corrente mês de Fevereiro. Desculpem qualquer coisinha...

19 de Setembro de 2011 - Finalmente, passámos o I Milenário no Facebook
Parece que os fãs no Facebook reagiram bem à animação que Setembro trouxe à página do "Penedo". Num ápice atingimos os 1.000 fãs. A crise existe mas não passa por aqui...

10 de Setembro de 2011 - Links facilitam consultas dentro do blogue
Desde há algum tempo que os posts mais recentes passaram a incorporar links que remetem, quando adequado, para posts anteriores. De igual modo, os posts mais antigos têm vindo a ser actualizados no sentido de passarem a incorporar links para os posts mais recentes. A actualização de todos os posts antigos ficou hoje pronta.

14 de Junho de 2011 - É a crise!!!...
Afazeres e dissabores de ordem vária, à mistura com alguma preguiça, puseram em sossego o Penedo d@ Saudade por algumas semanas. É a crise!!!... mas há que sair dela! Em breve novas crónicas serão publicadas no blogue e a página do facebook voltará a ser animada.

3 de Maio de 2011 - Capa e batina
Penedo d@ Saudade
 termina hoje a publicação de uma série de crónicas dedicadas à evolução da capa e batina:
- A capa e batina volta à ribalta
- As origens da capa e batina
- Capa e batina. Da "loba" eclesiástica à batina laica

2 de Março de 2011 - Figuras de Coimbra
Penedo d@ Saudade
 termina hoje a publicação de uma série de crónicas dedicadas à memória de 3 figuras inesquecíveis de Coimbra: um futebolista, um cantor de intervenção e um engraxador:
- Bentes ou Ventes?
- Zeca Afonso, uma bandeira de Coimbra
- “Taxeira”, um futrica estudante!

28 de Fevereiro de 2011 - I Centenário do Penedo d@ Saudade
Penedo d@ Saudade
 comemora hoje o seu I Centenário! Neste primeiro ano de existência, o blogue nasceu, publicou 26 crónicas e não morreu! O tempo total de demora dos visitantes no blogue foi de 350 horas. A página no Facebook atingiu 850 fãs. As crónicas mais lidas foram, por ordem decrescente,
- Alta de Coimbra. Da antiguidade aos dias de hoje
- Saiam 2 finos prà mesa do canto!
- A face oculta da Lua
- As (verdadeiras) origens da Queima
- O segredo da Queima das Fitas
- Fogueiras de S. João
- Estudantes contra futricas. Uma estória de índios e cowboys?
- Tricanas de Coimbra
- A história de um emblema
- Eléctricos de Coimbra
- Recordações do Penedo
- A mulher e a Universidade. Um século a acelerar

15 de Fevereiro de 2011 - Índice/Synopsis segregado
O blogue passou a dispor de um Índice/Synopsis das crónicas, desagregado por 3 temas: Crónicas académicas; Crónicas briosas; Crónicas coimbrãs. Uma mesma crónica pode aparecer em mais de um tema.

5 de Fevereiro de 2011 - Botões para partilha
O blogue passou a incorporar, no final de cada post, um conjunto de botões que permitem promover a partilha do post no Facebook, Twitter e Buzz, bem como o seu envio por e-mail.

26 de Dezembro de 2010 - Seguidores
Por razões que não domino - mas que poderão ter a ver com o "peso" dos posts - os Seguidores nem sempre ficam visíveis, nomeadamente quando a velocidade da internet é baixa. Mas eles estão lá e são nesta data 32.

23 de Dezembro de 2010 - 800 Fãs!!!
Devagar, devagarinho,
Vai-se fazendo o caminho...


17 de Novembro 2010 - Facebook a crescer
Já vamos com mais de 700 fãs. Chegaremos a 1.000 no final do ano?

18 de Setembro 2010 – Facebook em bom ritmo
Tendo arrancado em 15 de Abril, a página do Penedo d@ Saudade no facebook atingiu hoje o simpático número de 522 fans.
Nestes 5 meses cada dia tem trazido entre 3 a 4 novos fans. Como será daqui para a frente?

29 de Agosto 2010 – Recomeça a actividade
No início de Setembro o Penedo d@ Saudade retomará o seu ritmo normal, voltando a publicar um post de duas em duas semanas.
O post que reabrirá a actividade será dedicado ao emblema da Académica.

14 de Agosto 2010 – Índice e synopsis dos posts
A partir de hoje o blogue passou a ter uma folha – Índice – onde é possível consultar uma synopsis de cada post.
Proporciona-se, assim, aos leitores uma facilidade de busca adicional, que muito facilitará a pesquisa dos posts mais antigos.

06 Ago 2010 - Desacordo ortográfico...
Apesar de fortemente pressionado, o Penedo d@ Saudade tomou a decisão de não aderir ao acordo ortográfico.
Estamos conscientes de que perdemos assim uma belíssima oportunidade de fazer passar, como gralhas tipográficas, alguns erros ortográficos de palmatória. Paciência…


04 Ago 2010 - O blogue vai de férias
Seguindo a tradição académica, o blogue Penedo d@ Saudade estará de férias durante o mês de Agosto. Será uma oportunidade para passar em revista posts mais antigos que não tenham sido lidos na altura.
O tempo de férias será aproveitado para pequenas obras de manutenção e melhoria. Uma das melhorias introduzidas de imediato é a existência desta página de Notícias.
No facebook, o Penedo manter-se-á activo.